Translate

domingo, 22 de julho de 2012

Museu Sankofa participa do encontro dos Pontos de Memória em Brasília.


Carta define diretrizes para Política de Direito à Memória
O programa Pontos de Memória divulga nos próximos dias o texto final de documento com estratégias de articulação em rede voltadas para a construção e de uma política pública de Direito à Memória.
A carta, que está sendo finalizada, é resultado de encontro realizado na semana passada, na sede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em Brasília (DF), entre 32 representantes e articuladores de Pontos de Memória e Museus Comunitários das cinco regiões do Brasil.
Autonomia, descentralização, diversidade e cooperação foram os princípios norteadores da carta, que apresenta 15 princípios, 18 propostas e 13 itens de agenda voltados para a articulação de redes, fomento, financiamento e sustentabilidade, qualificação e inventário participativo. 
Entre as propostas apresentadas, destacam-se a capacitação de agentes comunitários de memória para a realização de inventários participativos; a criação de uma plataforma virtual colaborativa para reunir e difundir dados sobre as ações desenvolvidas nos estados; e a inserção de conteúdos relacionados a território, memória e patrimônio nos currículos escolares das redes públicas de educação.
O documento, que em breve estará disponível para consulta no site do Ibram, será referendado na 4ª Teia da Memória, que acontece ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário