Translate

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul
Brasil ocupa presidência pró-tempore do Mercosul
Na abertura da XXXI Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, no último sábado (20), no Rio de Janeiro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, destacou que é chegado o momento dos países do Mercosul darem um novo passo. “Vinte anos depois, o Mercosul não pode ter apenas circulação de mercadorias, mas também deve ter integração cultural entre seus países”, e corroborou sua proposta dizendo que estranha “perceber que conhecemos mais a cultura de outros países, como os da América do Norte e da Europa, enquanto não conhecemos a das nações latinoamericanas”.
Durante este semestre, o Brasil é o presidente pró-tempore do Mercosul. Dentre outras funções, cabe ao país que ocupa a Presidência Pro-Tempore determinar, em coordenação com as demais delegações, a agenda dos encontros e organizar as reuniões dos órgãos do Mercosul. Os encontros do Mercosul Cultural fazem parte do esforço dos países integrantes de encontrar novos pontos de convergência, que conduzam à consolidação da integração cultural dos países da região.
Dentre os temas tratados na reunião de ministros, a implementação do Selo Mercosul Cultural, circulação e comercialização de obras de arte, entre outros. Este encontro teve como objetivo, também, discutir o aprimoramento e a integração entre as diferentes instâncias dos países integrantes e a criação da Secretaria Técnica do Mercosul Cultural e do Fundo Mercosul Cultural.
Na reunião, destacou-se, ainda, o papel fundamental da cultura no fortalecimento e na consolidação do processo de integração regional; a necessidade de proteger, promover e difundir a diversidade cultural da região, além de mostrar a cultura como um dos motores do desenvolvimento social e econômico, a partir do reconhecimento de suas dimensões simbólicas, cidadã e econômica.
Participaram do encontro os ministros da Cultura do Peru, Juan Ossio, do Uruguai, Ricardo Ehrlich, do Paraguai, Ticio Escobar, além da Diretora Nacional de Política Cultural e Cooperação internacional da Argentina, Monica Guariglio.
Ponto de Cultura na Rocinha

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, ciceroneou seus colegas de continente e demais autoridades em uma visita ao Ponto de Cultura Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha, iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura, na qual as atividades desenvolvidas utilizam o brincar como ferramenta de educação, valorização da cultura e preservação da história local।
A instituição também desenvolve um trabalho amplo na comunidade, promovendo um levantamento sociocultural (entrevistando moradores antigos e artistas), cineclube, oficinas de brincantes, entre outras atividades culturais. A instituição também tem acervo com diversos vídeos brutos, além de três produções concluídas, brinquedos e amplo material histórico da Rocinha.
“O mérito das realizações culturais é das comunidades”, ressaltou Juca Ferreira, lembrando o esforço das pessoas envolvidas em trabalhar com cultura, mesmo antes, quando não tinham apoio. “A entrada do Ministério da Cultura neste contexto ajuda na qualificação das relações sociais e na construção da cidadania por meio de ferramentas culturais”, explicou.
Antonio Carlos Firmino, coordenador do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha, contou que órgãos de turismo apontam que a Rocinha já é o quinto lugar mais visitado do Rio, e destacou que “por mais que façamos cultura, a oportunidade que hoje temos é muito maior do que a de anos anteriores”, constatação que levou o ministro da Cultura a demonstrar o desejo de que, nos próximos anos, o Brasil consiga ter 20 mil Pontos de Cultura espalhados pelo seu território.
Durante a visita, algumas apresentações foram feitas na quadra da Acadêmicos da Rocinha. Apresentaram-se a Bateria Ritmo Avassalador (Mirim e Adulta), os grupos de capoeira “Abadá” e “Acorda”, mais o grupo de dança mirim do Estúdio Espaço Aberto de Dança Yolanda Demetrio.
Pontos de Cultura no MERCOSUL
Os países do Mercosul têm manifestado interesse em conhecer e implementar os Pontos de Cultura, adaptando-os à realidade de cada país. O programa é realizado pelo Ministério da Cultura, por meio de convênios estabelecidos com entes federativos, para potencializar iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos por comunidades, grupos e redes de colaboração.
(Texto: Comunicação Social/MinC)
(Fotos: André Melo, Comunicação Social/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário